epilepsia

Tratamento para Epilepsia em São Paulo


A crise epiléptica consiste em sintomas/sinais neurológicos transitórios e em sua maioria de curta duração, podendo ou não haver perda de consciência. A epilepsia é uma doença crônica do sistema nervoso central que se caracteriza por crises epilépticas recorrentes, resultantes de atividade anormal e excessiva dos neurônios cerebrais. Com uma compreensão aprofundada da epilepsia e das diversas necessidades de tratamento de cada paciente, estou dedicado a oferecer suporte individualizado e personalizado para ajudar meus pacientes a gerenciar e controlar sua condição de forma eficaz.

Sintomas de epilepsia

Os sintomas da epilepsia variam amplamente de acordo com o tipo de convulsão e a região do cérebro afetada. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns incluem:

  • Crises Tônico-Clônicas: Caracterizadas por rigidez muscular seguida por movimentos de sacudidas, mordedura de língua, perda de consciência e, por vezes, perda de controle da bexiga ou dos intestinos.
  • Crises de início Focal: Podem envolver movimentos involuntários de uma parte do corpo, alterações sensoriais, como visões, sons ou cheiros estranhos, ou distorções da consciência.
  • Crises de Ausência: Breves períodos de ausência de consciência, geralmente sem convulsões visíveis, acompanhadas por olhar vazio e interrupção das atividades em curso. Ocorrem geralmente na população pediátrica.


É importante observar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem ser afetados por uma série de fatores, como idade, sexo, saúde geral e história médica.

tratamentos para epilepsia

O tratamento da epilepsia é multifacetado e geralmente envolve uma combinação de abordagens médicas, terapêuticas e de estilo de vida. Alguns dos principais componentes do tratamento incluem:

  • Fármacos Anti-Crise (FAC): O objetivo dos FAC é prevenir ou reduzir a frequência e a gravidade das crises epilépticas em muitos pacientes.
  • Cirurgia de Epilepsia: Em casos graves e refratários de epilepsia, a cirurgia pode ser considerada para remover a área do cérebro que desencadeia as convulsões, reduzindo assim a frequência e a gravidade dos episódios.
  • Estimulação do Nervo Vago (VNS): Este tratamento envolve a implantação de um dispositivo que estimula o nervo vago, ajudando a prevenir as convulsões em algumas pessoas com epilepsia refratária.
  • Dieta Cetogênica: Uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos pode ajudar a controlar as convulsões em algumas pessoas com epilepsia, especialmente em crianças.


Além disso, é importante abordar fatores desencadeantes, como estresse, falta de sono e consumo de álcool, e adotar um estilo de vida saudável, que pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das convulsões.

Sobre o profissional

Dr. Gabriel Saboia de Araújo Torres


Neurologista | CRM-SP 210843/ RQE 111776


Sou o Dr. Gabriel Saboia, médico neurologista comprometido com a qualidade de vida dos meus pacientes.


Minha trajetória é marcada por uma formação de excelência, começando com a Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas, seguida pela Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP. Meus anos de dedicação renderam frutos como o intercâmbio na Universidade do Porto, onde aprimorei meus conhecimentos em neurorradiologia. Após, realizei Residência Médica em Neurologia no Renomado Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, onde após concluir a minha especialização, fui convidado para assumir o papel de médico preceptor, tendo a importante função de ensinar as bases da neurologia aos futuros neurologistas formados na instituição.


Meus valores fundamentais são seriedade e embasamento científico. Estou comprometido a oferecer cuidado atencioso e seguimento próximo, garantindo o melhor para meus pacientes.

Saiba mais